Quatro toxinas ocultas no seu desodorante

As estatísticas são alarmantes: de acordo com o Grupo de Trabalho Ambiental, o adulto se expõe em média a mais de 126 produtos químicos por dia. E isso vem apenas dos nossos produtos de cuidados pessoais. Para completar, muitos produtos químicos incluem cancerígenos “conhecidos ou prováveis” e toxinas. Uma das substâncias mais perigosas que colocamos em nossos corpos todos os dias é o desodorante antitranspirante. Aqui estão 8 toxinas em seu desodorante a serem observadas.

Desodorante X Antitranspirante

Vamos primeiro falar sobre a diferença entre desodorante e antitranspirante. O objetivo do desodorante é combater o odor corporal. O que muitas pessoas não percebem é que nosso suor, na verdade, não tem cheiro. O odor corporal ocorre quando o suor se mistura com bactérias em nossa pele. Os desodorantes atuam no combate às bactérias, mas na verdade não previnem a transpiração.

Os antitranspirantes, por outro lado, contêm ingredientes para prevenir a transpiração. O ingrediente ativo dos antitranspirantes é o alumínio. Quando você transpira, o alumínio se precipita em uma substância semelhante a um gel que bloqueia os dutos de suor.

Ok gente, suar é um processo biológico natural do corpo. Nosso corpo não apenas expele toxinas através do suor, mas o suor também ajuda a equilibrar os eletrólitos no corpo. Isso é importante para uma boa saúde renal, bem como para manter um volume de sangue saudável.

Embora a transpiração possa ser indesejável, é um processo biológico importante e criamos um risco para a saúde ao impedir continuamente que nossos corpos suem por meio do uso de antitranspirantes.

Toxinas nos Desodorantes

Alumínio

Já mencionamos os riscos do uso de antitranspirantes à base de alumínio que bloqueiam as glândulas sudoríparas. Mas esse não é o único risco associado ao alumínio. Estudos mostram concentrações elevadas de alumínio no tecido mamário de mulheres com câncer de mama. Enquanto os cientistas debatem se o Aluminio causa câncer ou apenas está armazenado em tumores cancerígenos, está claro que as mulheres com câncer de mama têm níveis elevados de Aluminio.

Além disso, o alumínio é classificado como um metal xenoestrogênio sintético. Os xenoestrogênios causam desregulação endócrina por imitar o estrogênio natural no corpo. Isso também pode aumentar o risco de câncer de mama e cistos.

O alumínio também contribui para problemas neurológicos, incluindo diminuição da atenção, aprendizado e memória. Os cientistas descobriram um teor elevado de alumínio no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer.

Parabenos

Parabenos se refere a uma classe de compostos usados ​​como conservantes em muitos produtos cosméticos, incluindo desodorantes. Esses desreguladores endócrinos conhecidos são facilmente absorvidos pelo tecido humano. Como o alumínio, níveis elevados de parabenos foram descobertos em tumores de mama.

Triclosan

O triclosan é um agente antimicrobiano. Em 2016, o FDA proibiu o uso de triclosan em produtos de sabão. No entanto, o triclosan ainda permanece em outros produtos de higiene pessoal, como creme dental, enxaguatório bucal, desinfetante para as mãos, sabonetes cirúrgicos e, você adivinhou, desodorantes. O triclosan é rapidamente absorvido pela pele em vários tecidos e fluidos. Entre a longa lista de riscos associados a essa toxina estão: alergias e asma, função cardiovascular diminuída, desenvolvimento de câncer, problemas reprodutivos e de desenvolvimento, função imunológica prejudicada e reações alérgicas na pele. Não, obrigado!

Fragrância

“Fragrância” é na verdade um termo muito ambíguo. O FDA permite que os fabricantes norte-americanos ocultem legalmente centenas de produtos químicos sintéticos nesta palavra, sem revelar quais são esses ingredientes. Na verdade, “fragrância” pode incluir vários produtos petroquímicos e ftalatos, que podem causar atrasos no desenvolvimento e doenças alérgicas.

São todas as toxinas no desodorante?

Alumínio, parabenos, triclosan e “fragrância” são alguns dos ingredientes de risco mais comuns encontrados em desodorantes e antitranspirantes atualmente. Mas esteja ciente de que pode haver outros ingredientes a serem observados.

Butanos (em desodorantes aerossóis)

Formaldeído

Trietanolamina (TEA) e dietanolamina (DEA)

Propileno glicol

Ftalatos

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário