Alternativas ao CLORO

As pessoas estão usando desinfetantes cada vez mais fortes para evitar a propagação de vírus e bactérias em suas casas e locais de trabalho. Embora superfícies ou objetos não sejam a principal forma de disseminação da maioria dos vírus e bactérias, é sim uma das formas pelas quais os patógenos são transmitidos de pessoa para pessoa. Para combater isso, muitas pessoas usam os desinfetantes químicos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esses produtos apresentam riscos consideráveis, tornando assim os substitutos do cloro algo que todos nós deveríamos começar a usar.

Os Perigos Do Cloro

Leia o rótulo

Grande parte da preocupação em relação a esse famoso produto está no rótulo. “Perigos para humanos e animais domésticos”. Isso não é agradável de ler.

Ele também avisa para enxaguar as superfícies que podem entrar em contato com alimentos ou água potável após a utilização. A maioria das pessoas aplica em balcões, maçanetas e outras superfícies comumente tocadas – bem como áreas e brinquedos para crianças – e nunca enxáguam. Você também? Pense nisso da próxima vez que tocar na maçaneta da porta e, em seguida, pegar um lanchinho com a mesma mão. Quais produtos químicos perigosos você está ingerindo e aplicando nos brinquedos de seu filho?

  • Lave bem o rosto, as mãos e qualquer pele exposta após o manuseio.
  • Não coma, beba ou fume ao usar este produto.
  • Não respire poeira / fumaça / gás / névoa / vapores / spray.
  • Use luvas de proteção / roupas de proteção / proteção ocular / proteção facial.
  • Use apenas ao ar livre ou em uma área bem ventilada.

Eu não sei você, mas eu normalmente não visto uma máscara, luvas e óculos de proteção quando limpo minha casa.

Estamos criando superbactérias?

Existem efeitos potenciais ao longo prazo no uso de agentes microbianos em nossas casas. Alguns estudos mostram que o uso de agentes antimicrobianos estimula mutações bacterianas e virais. Na verdade, essas mutações produzem cepas resistentes de bactérias que são muito mais difíceis de matar.

Alternativas Ao Cloro

Sabão e água

Uma das formas mais simples – e eficazes – de limpar quase todas as superfícies e objetos em sua casa é com o bom e velho sabão e água quente. Estudos mostram que você nem mesmo precisa usar sabonete antibacteriano. Uma lavagem completa com água e sabão remove a maioria dos germes das mãos, objetos e superfícies.

Vinagre

O ácido acético, ingrediente ativo do vinagre, tem um pH em torno de 2,2, o que o torna um ácido muito forte. Isso o torna um desinfetante maravilhoso, barato e zero tóxico. Se você optar em limpar com vinagre, lembre-se de comprar um que tenha pelo menos 5% de ácido acético. (O rótulo lista a acidez.) Ao diluir com água, use pelo menos 50% de vinagre em sua solução para desinfecção. Você pode também deixar um pouco mais forte se desejar.

Peróxido de hidrogênio (Água oxigenada)

O peróxido de hidrogênio é outro meio barato para uma ampla gama de microorganismos, incluindo bactérias, leveduras, fungos, vírus e esporos. A concentração e o tempo que o peróxido permanece na superfície contribuem para sua eficácia, portanto, não dilua e deixe secar ao ar em vez de enxugar. Uma das formas de usar peróxido de hidrogênio para limpar superfícies é simplesmente pulverizando nas superfícies.

Álcool

O álcool é usado em muitos hospitais para desinfetar ferramentas e ambientes. O álcool a 70% é eficaz para eliminar a maioria das bactérias, vírus e fungos. Você pode escolher entre álcool isopropílico (álcool isopropílico) ou álcool de cereais (etanol, encontrado na vodka, everclear e outros destilados).

Óleos essenciais

Muitas pessoas também adoram usar óleos essenciais para limpar. Você pode fazer seu próprio limpador para superfícies na sua casa. Veja a receita abaixo que combina algumas das sugestões desta lista.

Spray Desinfetante

Ingredientes

  • 1 xícara de vodka ou álcool isopropílico
  • 1/2 xícara de vinagre branco, pelo menos 5% de acidez
  • 7 gotas de cada um desses óleos essenciais: zimbro, melaleuca, cipreste, e cravo. Ou Onguard.
  • 1 xícara de água (opcional)

Instruções

Combine todos os ingredientes em um borrifador. Agite para misturar antes do uso. Pulverize em superfícies em sua casa e deixe secar. Para melhores resultados, não retire, mas deixe ficar nas superfícies.

Gostou das dicas? Compartilhe a informação!

Deixe um comentário