Para ter todos os benefícios, devemos andar descalços pelo menos uma hora por dia, se possível em superfícies naturais para aliviar a tensão.
Você gosta de andar descalço?
Talvez quando o clima estiver muito frio não tenhamos vontade de andar descalços, mas no verão é bem fácil tirar os sapatos para caminhar livremente.
Direi aqui se andar descalço é bom para os músculos e para a pele, para as articulações e até para a mente.
Benefícios de andar descalço
Para os pés:
- Se caminharmos sem sapatos algumas horas por dia em um piso limpo e protegido (por exemplo, nossa casa), permitiremos que nossos pés transpirem naturalmente.
- Também poderão descansar de calçados “opressivos” (principalmente saltos) e terão mais liberdade de movimento.
- No caso de caminhar descalço na praia, aproveitamos as propriedades da areia para massagear, relaxar e até limpar os calcanhares das impurezas.
- Se temos os pés secos ou rachados, nada melhor do que uma caminhada à beira-mar.
Para os ossos:
- A anatomia e a mecânica dos pés foram “pensadas” para poder andar sem usar nenhum tipo de calçado. É assim que nossos ancestrais faziam até que as cidades e a moda surgissem.
- Andar descalço é benéfico para os ossos e músculos dos pés. Principalmente se o fizermos em superfícies ásperas e sem inclinação (planas).
- O pé pode se adaptar mais do que bem ao ambiente em que pisa. Porém, devemos treiná-lo para que a falta de hábito não cause sobrecarga muscular na coluna, lombar e quadril (algo que também acontece quando, por exemplo, usamos salto).
Andar sem calçados gera uma reorganização tensional e estrutural que pode aliviar as pressões causadas pela falta de liberdade nos movimentos dos pés. Por isso, é recomendável caminhar algumas horas por dia sem sapatos. Desta forma, as articulações e o espaço anatômico são alinhados.
No caso de bebês e crianças pequenas, também é recomendável que andem descalços. Desta forma, seu desenvolvimento será completo, eles poderão se localizar melhor no espaço e fortalecer sua segurança.
Já para os idosos, é aconselhável que, pelo menos uma hora por dia, tire os sapatos e caminhe pela casa.
Para circulação sanguínea:
Os sapatos não são naturais para a fisiologia do pé. Seu uso é uma invenção social ou cultural. O problema, por sua vez, está no fato de que não podemos mais andar descalços a não ser na praia ou no campo.
As superfícies duras e lisas em que caminhamos todos os dias podem ser prejudiciais à saúde dos pés, mesmo se carregarmos aquele objeto “protetor”. Imagine então como seria se não o usássemos.
No entanto, não usar sapatos fortalece os pés e também melhora a circulação sanguínea. É bom saber que nas extremidades existe uma rede complexa e profunda que empurra o sangue para o coração.
A maneira ideal de melhorar o fluxo sanguíneo é andar descalço uma hora por dia. Desta forma, todos os sistemas estarão em harmonia e evitaremos inchaço, dor e acúmulo de líquidos.
Como podemos andar sem nada quando está frio? Embora este exercício possa ser bom para nossos vasos e capilares, também é verdade que nem todos o farão.
Para cumprir a rotina ou dose de “liberdade” para os nossos pés podemos usar meias. Mas desde que não coloque muita pressão nos tornozelos e sejam feitos de um tecido macio como o algodão.
Para a mente:
É claro que existe uma relação muito próxima entre os extremos do nosso corpo. É por isso que cada vez que decidimos ir sem sapatos nos sentimos cheios, relaxados e harmoniosos. Se já experimentou a sensação de andar descalço na areia, terra, relva ou água, com certeza saberá do que estamos a falar.
Entrar em contato com a natureza pelos pés é uma das melhores terapias que existem. A cada passo você receberá aquele poder mágico que nosso planeta possui.
Os elementos naturais são enriquecidos com elétrons que, ao serem tocados com a pele, melhoram instantaneamente o sistema nervoso parassimpático. Além disso, a terra é uma grande fonte natural de campos elétricos sutis que fortalecem o sistema imunológico, sincronizam biorritmos (entre outros processos fisiológicos) e regulam a circulação sanguínea.
Como se tudo isso não bastasse, o fato de andar descalço é um bálsamo para o nosso estado de espírito. Quando estamos nos sentindo muito estressados, preocupados ou cansados, é melhor ir ao parque, tirar os sapatos e dar um passeio no gramado.
E o mesmo acontece no caso de sentir-se mal, ter algum tipo de inflamação crônica ou doença degenerativa. Nós apenas temos que provar isso.
Outros benefícios:
Os benefícios de se conectar com o natural são inúmeros. Portanto, embora também seja vantajoso andar pela casa sem sapatos, devemos tentar, pelo menos uma vez por semana, fazê-lo em terreno natural.
Por último, mais benefícios de andar descalço:
- Permite uma melhor oxigenação do organismo.
- Facilita a eliminação de gorduras e toxinas do corpo.
- Trate neurose e depressão.
- Aumenta a força e a resistência das pernas.
- Previne as varizes das pernas